Hoje venho falar de uma pessoa que tem uma brilhante mente, diria eu, tem a mente perfeita. Não falo de ninguém como Tomás de Aquino, Agostinho, Spinoza, Descartes, Galileu, Voltaire, Shakespeare, Marx, Newton, Freud, nem mesmo Einstein. Venho falar de alguém maior. Venho falar de quem separou a história. De alguém que usou suas dores para crescer em sabedoria, trabalhou as perdas e frustrações com dignidade. De quem sabia expandir a arte de contemplação do belo. De quem formou muitos e muitos "engenheiros de ideias". E acima de tudo, amou sem limites toda a humanidade. Esse alguém que venho falar, é: "Jesus de Nazaré, filho do José". dito assim por Filipe no texto de João capítulo 1.45. No qual muitos o desprezavam, até mesmo sem conhece-lo, como foi Natanael, que no mesmo texto, no capitulo seguinte, diz: "Pode alguma coisa boa vir de Nazaré?". (rs)
Eu acho esse trecho da Bíblia muito engraçado. Por quê? Veja comigo...
No verso 43 de João, capítulo 1, diz que Jesus DECIDIU ir para a Galileia, e diz que Jesus ENCONTROU Filipe. Já no verso 45, Filipe encontra Natanael e diz: "Encontramos Aquele que sobre quem Moisés escreveu na Lei, e a respeito também escreveram os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José." Ué, não foi Jesus que foi até a Galileia e o próprio Jesus que tinha encontrado Filipe? Como é que Filipe fala com Natanael que eles o encontraram? kkkkk
Ok, mas voltando a nossa reflexão, Jesus foi a pessoa com a mente mais brilhante que já pisou nessa terra. Só em ter dividido a história, foi um fato histórico e tanto, não? Acho muito difícil a historia ser dividida por uma mentira ou até mesmo, uma invenção. O escritor e psiquiatra Augusto Cury diz em seu livro, "O Mestre dos Mestres", da coleção: "Análise da Inteligência de Cristo", que: "[..] precisamos investigar se a mente humana tem capacidade para criar uma personalidade como a dele (Jesus)." E continua: "Cristo não se comportava nem como herói nem como anti-herói. Sua inteligência era ímpar. Seus comportamentos fugiam aos padrões do intelecto humano. Quando todos esperavam que falasse, ele silenciava. Quando todos esperavam que tirasse proveito dos atos sobrenaturais que praticava, pedia às pessoas ajudadas por ele que não contassem a ninguém o que havia feito. Evitava qualquer tipo de ostentação. Que autor poderia imaginar um personagem tão intrigante como esse?" Resumindo, não exista homem ou mulher nesse mundo que teria uma grande inteligência para criar um personagem com tal subjetividade (personalidade).
Concluindo para não ficar tão extenso, e ninguém ficar com preguiça de ler por ser grande (ou será que isso acontece só comigo?), Cristo foi e é, a mente mais brilhante que existe, espero fazer mais postagens sobre isso, e irei fazer, mas encerrando por hoje, tenho uma ultima coisa a falar, no mesmo texto (João 1.43-51), quando Jesus vai a falar com Natanael, primeiro, ele diz: "Eis um verdadeiro israelita, em quem não há falsidade!", Natanael se assusta por nunca ter visto a Jesus e pergunta: "De onde me conheces?" e Jesus responde: "Antes de Filipe te chamar, quando estava debaixo da figueira, eu te vi." Lindo não é? O conhecedor do universo, o sabedor de todas as coisas, o onisciente, tem uma coisa que gosta demais de fazer. Não descobriu ainda? Ele gosta de fica te observando, gosta de quando você e também eu, ficamos observando um pássaro, ou olhamos para o horizonte do mar, ou até mesmo quando estamos dormindo. Que Deus possa estar nos abençoando, e se revelando a nós. E também, que todos nós possamos procurar a face do Senhor, e conhece-lo mais. Abraço a todos!
quarta-feira, 28 de janeiro de 2015
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Tudo posso naquele que me fortalece?
É muito interessante quando vemos pessoas falando esse versículo, ou quando vemos em vidros de carro, se procurarmos encontraremos até tatuagens escrito esse verso, salteado, da Bíblia. Para alguns (entendedores desse verso), acredito que devem pensar: "Perdoe Deus, ele não sabe o que fala.", outros entendedores, já devem pensar: "Deus, manda uma escassez pra esse sujeito!", mas alguns que só sabem esse verso, sem o contexto: "Glória a Deus, esse daí tem fé!" etc, etc. Eu diria: "Faça a prova da sua vida sem estudar. Fique com fome, e não faça nada e veja se você vai comer. E por fim se tiver coragem mesmo, entre numa jaula com leões. E faça tudo isso, com fé nesse verso, ponha-o a prova. Ou entenda o seu contexto, que será mais fácil, menos doloroso e o certo a se fazer." (rs)
As vezes, as pessoas que citam esse verso, realmente para dar força por uma adversidade que esteja passando, mas com a verdadeira fé, e a verdadeira interpretação de Filipenses 4.13.
Mas o que eu queria mostrar no dia de hoje, é o aprofundamento na palavra de Deus, para evitar tais heresias como essa e outras que estarei mostrando no fim dessa pequena reflexão.
Filipenses 4
"10. Alegro-me grandemente no Senhor, por terdes finalmente renovado o vosso cuidado para comigo, sobre o qual, na verdade, estáveis atentos, mas vos faltava ocasião apropriada.
11. Não vos declaro isso por estar necessitado, porquanto aprendi a viver satisfeito sob toda e qualquer circunstância.
12. Sei bem o que é passar necessidade e sei o que é andar com fartura. Aprendi o mistério de viver feliz em todo lugar e qualquer situação, esteja bem alimentado, ou mesmo com fome, possuindo fartura, ou passando privações.
13. Tudo posso naquele que me fortalece."
Precisamos muito nos aprofundar em Deus. Tanto em espírito nEle, quanto em conhecimento e sabedoria a sua palavra. Pois Paulo, diz aí que ele já passou, e já dizia outras vezes que estaria até mesmo disposto a morrer por quem ele pregava. Com certeza, ele sabia o que estava falando naquele momento.
Muitos erros como esse, de contrariar o texto, por não ler o contexto
são cometidos. Como por exemplo: "O Senhor é o meu pastor, nada me faltará." (O Senhor é meu pastor, de nada eu sentirei falta, seria o certo a ser interpretado). Muitos também deturpam o verso de Mateus 6.33: "Buscai, assim, em primeiro lugar, o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." Para não cometer esse tipo de falhas, devemos apenas ler o contexto e interpretá-las da maneira certa, para que não coloquemos na cabeça de nossos amigos e colegas a grande mensagem do mundo de maneira errada. Leia sua Bíblia, ore, e peça conselhos ao Espírito Santo para que te ajude a interpretar de maneira certa a palavra de nosso Deus.
Que Deus nos abençoe grandemente neste inicio de semana.
sábado, 24 de janeiro de 2015
No princípio...
É possível que demore um pouco para que alguém leia essa primeira postagem em meu blog, por eu não ser muito conhecido e também, por ser uma ideia nova, que surgiu no meu coração há um tempo.
Sem mais delongas, pra começar a falar do Reino de Deus em nós, vou começar falando sobre o amor de um Deus, que excede toda e qualquer inteligência humana. Um amor que é superior ao maior amor que todos nós conhecemos, que é o amor de mãe.
Para chegar perto desse Deus, precisamos passar por alguns processos: Conhecer a Deus, Amar a Deus e Obedecer a Deus. Nessa mesma ordem, ninguém ama a quem não conhece, e ninguém obedece a quem não ama.
Conhecer a esse Deus, não é uma tarefa fácil, pois a sua maior característica que é o amor excede toda e qualquer inteligência humana (como já disse). E a maior fonte de conhecimento desse Deus, é a sua grande carta de amor que Ele nos deixou, a Bíblia. E pra conhecer esse Deus, nós precisamos antes de mais nada ler sobre Ele nessa carta, e para ilustrar isso vou contar uma história a meus futuros leitores (rs).
A história nos conta sobre o "reino" de mariposas, e certa vez, as mariposas chegaram para a mariposa rainha e perguntaram a ela: Rainha, por quê nós temos essa atração pela luz?
E a rainha pediu um tempo para pensar, e foi passado o tempo, e a rainha respondeu a eles: Olha, não sei dizer a vocês o porquê nós temos essa atração. Vocês vão ter que descobrir por vocês mesmos.
E elas saíram para procurar a resposta.
Então passado umas horas chegou uma mariposa com seu olho ferido a sua rainha e disse: Rainha, eu cheguei tão perto da luz que fiquei quase cega de um olho, mas não consegui descobrir o segredo.
Veio também uma outra com a asa queimada e disse a rainha: Rainha, cheguei tão perto a chama de uma vela que eu queimei minha asa, mas não descobri o segredo da luz.
Mais tarde todo o "reino das mariposas" ficaram sabendo de uma outra mariposa que chegou tão perto a chama de uma lamparina, que ela morreu queimada.
Então a sábia rainha pensou por algum tempo e chegou a seguinte conclusão: Somente essa mariposa que morreu e mais ninguém sabe o segredo da luz.
A vida do homem em relação a Deus é a mesma coisa, para conhece-lo, devemos ir afundo para a direção desse Deus.
"Achegai-vos a Deus, e Ele achegará a vós." Tiago 4:8
Deus é muito educado, Ele nunca vai passar pela sua porta, querido leitor, se você não abri-la.
"Eis que estou a porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo." Apocalipse 3:20
Deus bate a porta. Deus nos abençoe.
Assinar:
Postagens (Atom)